sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Restaurante do dia: Alkimia OU Como ser feliz em 10 passos

Ai, gente. Tô até emocionada de escrever este post. Vou falar sobre o melhor restaurante que já fui em toda a minha vida. Até hoje, claro, já que não pretendo parar.

Alkimia, seu lindo!

O 4o restaurante com estrela Michelin / Fifty Best que já fui. Os outros foram o Le Bernardin (2 estrelas Michelin e 19o no Fifty Best) em Nova York, o D.O.M (4o no Fifty Best/2012) em São Paulo e o Maní (51o no Fifty Best/2012) também em São Paulo. O Alkimia não apareceu no Fifty Best em 2012, mas tem 1 estrela Michelin.

Sabe como tem gente que sonha dar a volta ao mundo? Ou gente que quer ler os 100+ clássicos da literatura? Ou assistir todos os filmes clássicos do séc. XX? Ou gente que vai pro Japão assistir o jogo do Corinthians? Então, eu quero conhecer os melhores restaurantes do mundo!

Claro que, devido a falta de dinheiro pra bancar esse sonho, eu só pude conhecer todos eles por causa dessa maravilha do menu executivo de almoço que inventaram recentemente. É a chance de conhecer os melhores do mundo gastando beeeem menos do que você gastaria se fosse jantar.

Mas, enfim, vamos lá.

Primeiro que fiquei tão emocionada que só lembrei de tirar uma fotinho (e mal tirada ainda) do ambiente. Restaurante médio em tamanho (umas 15 mesas), todo branquinho e cheio de obras de arte.


Ambiente aprovado, vamos ao que interessa: a comida OU os 10 passos para a felicidade.

Passo 1: Crocante de macadâmia pra abrir o apetite. Mereceu 2* pelo sabor, 4* pela simpatia.


Passo 2 (primeiro aperitivo): Água de tomate com pedaços de pão, azeite de oliva e fuet. Ganhou 3* pelo sabor e 5* pela criatividade.


Passo 3 (segundo aperitivo): Patê de foie gras com caviar de mostarda (humm... a melhor parte do prato, umas bolinhas de mostarda que explodiam na boca!), crocante de pão, bacon, cebola, folhas verdes e creme de ervilha. Essa belezinha ganhou 4* pelo sabor, 4* pela criatividade e 4* pela apresentação.


Passo 4-A (entrada do marido): Bacalhau com creme de judias brancas (feijão branco), calçots marinados, um molho japonês não identificado e creme de alho negro. Deixa eu ver... 3* pelo sabor, 4* pela apresentação.


Passo 4-B (minha entrada): Salada de alcachofras com crocante de alcachofras e jamón. Nada muito criativo, mas mereceu 5* pelo sabor!!


Passo 5-A (primeiro prato principal do marido): Mil folhas de perdiz com escabeche de laranja amarga. Uau! 5* pelo sabor, 5* pela apresentação.


Passo 5-B (meu primeiro principal): Sopa de verduras com pesto. Só 2* pelo sabor, mas se a gente lembrar que isso aí é uma sopa, sobe pra 4*. Sopa com 5* só a de agnolini da minha mãe!


Passo 6-A (segundo principal do Luis): Codillo de porco com molho da própria carne, couve-flor e algum creminho preto não identificado. Na disputa com a salada de alcachofra e o mil folhas de perdiz pelo melhor prato do dia: 5* pelo sabor.


Passo 6-B (meu segundo principal): Peixe com verduras e molho de laranja. Só 2* pela (falta de) criatividade, mas 4* pelo sabor.


Passo 7 (sobremesa): Sopa de Maria Luiza (uma infusão digestiva) com sorbet de limão, laranja confitada, crocante de macadâmia, menta e creme de gengibre. Leve, uma mistura de sabores sensacional. Delícia! 5* pela criatividade, 5* pelo sabor. Só não ganha como prato do dia porque é sobremesa e, como eu sempre digo, eu troco um brigadeiro por uma coxinha sem pensar duas vezes!


Passo 8 (sobremesa 2?): Iogurte com frutas vermelhas. Azedinho. Ganhou 3* pelo sabor e surpreendeu pela simpatia.



Passo 9 (para acompanhar o café): bolinho de limão com chocolate. 2* pelo sabor, 4* porque combinou perfeitamente com o café.


Passo 10 (para adoçar a conta, que ficou em 38 cada um, pouco mais do que um rodízio de sushi em Curitiba): pirulitos de chocolate branco com maracujá. 5* pela diversão.


Depois de tudo isso, a pessoa sai de lá assim:

Eu feliz.
O que a gente achou do Alkimia:









5 comentários:

  1. Filha!

    Ainda não vi foto recente do Luis, mas a sua já conseguimos notar diferença, não sei exatamente o que. Não será mudança de numero da roupa?

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza que o cinco da minha sopinha é pelo afeto que a acompanha.

    ResponderExcluir