sábado, 9 de fevereiro de 2013

Carnaval, Mercat e Cuines Santa Caterina

Sábado de carnaval fomos parar no Mercat de Santa Caterina, um dos vários mercados municipais de Barcelona - o mais famoso deles é o La Boquería, mas em todos os bairros tem um. Uma amiga minha que diz que em Curitiba podiam parar de aumentar o nosso mercado e construir mais alguns em outras regiões.


Antes de fazer as compras pra janta (vamos receber visita em casa e Luis vai fazer a famosa massa de costela!), paramos pra almoçar na Cuine Santa Caterina, que fica dentro do mercado.


O "Cuines" é bem bonitinho, mas enorme e cheio de gente, o que sempre dá uma certa desconfiança a respeito da qualidade da comida, né? Mas dessa vez nossa desconfiança não foi confirmada. A comida estava muito boa!!

Pra começar fomos de "Verduras con Torta del Casar al horno" (9,90). Casar é um tipo de queijo molinho bem comum por aqui, e o prato era, na verdade, um monte de verdurinhas (brócolis, couve-flor, aspargo, ervilha-torta) gratinadas com o tal do casar. Hum...


E aí finalmente experimentei os famosos calçots (por apenas 0,65 cada um)! É um parente da cebola, feito na grelha, acompanhado de molho romesco. Segundo os catalães comer calçots em restaurante é uma heresia, o bom mesmo é reunir os amigos em uma tarde de sol e fazer uma bela calçotada. Mais do que a comida, o que importa é o ritual. Tipo churrasco, sabe?

Mas bem, já que a heresia já estava feita, pelo menos me obriguei a aprender a comer do jeito certo. E o jeito certo suja bastante, até ganhamos uma toalhinha umedecida pra limpar as mãozinhas!

É assim: primeiro você tira (com as mãos, claro) a camada mais externa do calçots que está mais queimada e deixa ele branquinho, depois "pocha" a pontinha no molho e come debaixo pra cima. Fiz um passo-a-passo pra todo mundo aprender (rs):


Aos amigos que não gostam de cebola e seus parentes, lo siento, é muito bom!

Em frente. Depois vieram os pratos principais. Eu fiquei com o Yakisoba de camarão e legumes (9,75). Básico, mas muito bem feito:


Luis ficou com a Butifarra con judías de Santa Pau i foie (12,45). Segundo ele, o destaque do prato vai pro foie gras.



De sobremesa, crema catalana, a melhor e mais bonita que já provei aqui até agora.


Nhami! Adorei o Cuines! Super recomendo!


Depois de se empanturrar comer, uma passeadinha pelo mercado, que estava cheio de surpresas de carnaval!


Aliás, desde sexta-feira a cidade está cheia de confetes, gente fantasiada, desfile de crianças, uma alegria só. Mas é "ÓVIO" que eles não fazem carnaval como nós e a minha vontade de estar no Brasil festando com todo mundo é muito grande!

Besos!

2 comentários:

  1. Oi Carla, não se preocupe, o Carnaval em Curitiba foi típico: chuva todos os dias e tudo fechado. Aqui nem o comerciantes se fantasiam :-). E outra coisa, é ou não é verdade que é muuuito legal ter um mercado desse em cada bairro? bjs, Le

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com vc, Lê! Esse negócio dos vários mercados é super cômodo para quem frequenta, dá mais oportunidade para os comerciantes e ainda movimenta diferentes regiões da cidade. Quem sabe um dia Curitiba chega lá! :)

      Excluir